Menu

Culto Online

O ESPÍRITO SANTO E JESUS

Perguntas para cada membro da célula responder
1. Você estava presente no culto de celebração no domingo?
2. Você estava presente no TADEL ontem?
3. Quem é o seu discipulador? Que dia e hora vocês se encontram?
4. Quem são seus discípulos? Que dia e hora você os encontra?
5. Quem são seus GE’s? Que dia e hora você os encontra?

O ESPÍRITO SANTO E JESUS (Isaías 61.1-3)

Introdução: Hoje quero olhar para o relacionamento de Jesus encarnado com o Espírito Santo… Jesus ao vir a este mundo, viveu completamente dependente do Espírito Santo.

Jesus nos deixou o exemplo de como agradar a Deus o Pai, andando na dependência do Espírito Santo sempre.

Jesus nos ensinou que uma vida cheia do Espírito Santo é o caminho para vencer o pecado, o mundo, a carne e as tentações do diabo. Com Jesus nós aprendemos que o ministério deve ser feito na dimensão do Espírito, ungido e movido pelo Espírito Santo.

1 – JESUS FOI GERADO PELO ESPÍRITO SANTO.

“Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.” (Lc 1.35). O corpo físico de Jesus Cristo no ventre de Maria, foi gerado pelo Espírito Santo. “Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.” (Mt 1.20). O Espírito Santo nos gerou no ventre de nossa mamãe.

“O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida.” (Jó 33.4) e (Sl. 139.13,14)

Jesus Cristo é o santo Filho de Deus, porém, o nascimento físico de Jesus foi pelo Espírito Santo. (Mt 1.18) (Lc 1.35)

O Espírito Santo promoveu o nosso novo nascimento, e assim, nós nos tornamos filhos de Deus. (Jo 3.5-8).

2 – JESUS FOI REVESTIDO PELO ESPÍRITO SANTO NO BATISMO.

O Espírito Santo veio de forma visível, pousou e permaneceu sobre Jesus. (Lc 3.21,22) e (Mt 3.16,17)

“Então João deu o seguinte testemunho: “Eu vi o Espírito descer dos céus como pomba e permanecer sobre ele. Eu não o teria reconhecido se aquele que me enviou para batizar com água não me tivesse dito: ‘Aquele sobre quem você vir o Espírito descer e permanecer, esse é o que batiza com o Espírito Santo’. Eu vi e testifico que este é o Filho de Deus.” (Jo1.32-34) A nossa maior necessidade é sermos revestidos do poder do alto pelo Espírito Santo.  (Lc 24.49)

3 – JESUS FOI CHEIO DO ESPÍRITO SANTO.

“Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto.” (Lc 4.1)
Ao ser cheio do Espírito Santo Jesus foi para o deserto da Judéia, onde passou quarenta dias e quarenta noites em jejum e oração. Discípulos cheios do Espírito Santo oram como Jesus…O Espírito Santo nos ensina a orar como convém.

“Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.” (Rm 8.26).

Nós precisamos ser cheios do Espírito Santo diariamente e transbordarmos os rios de Deus. (Jo 7.38,39)

“E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito.” (Ef 5.18)

Jesus era guiado pelo Espírito Santo em tudo o quanto fazia. O Espírito Santo conduzia Jesus em oração, adoração, palavras, ações e atitudes. A única maneira de agradarmos ao Senhor é andarmos no Espírito, sendo guiados por Ele.  “Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.” (Gl 5.16)

4 – JESUS RECEBEU O PODER DO ESPÍRITO SANTO.

“Então, Jesus, no poder do Espírito, regressou para a Galiléia, e a sua fama correu por toda a circunvizinhança.” (Lc 4.14).  Jesus só começou a ensinar, pregar, curar, libertar, e realizar outros milagres quando recebeu o poder do Espírito Santo. Nós precisamos do poder do Espírito Santo para testemunhar, ensinar, pregar o evangelho de Jesus.

“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” (At 1.8)

É desastroso fazer a obra de Deus sem o poder do Espírito Santo. “Esta é a palavra do Senhor para Zorobabel: ‘Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos.” (Zc 4:6)

Jesus escolheu os seus discípulos pelo Espírito Santo; Ele precisou mais do poder Espírito Santo para formar os seus discípulos que para curar enfermos e expulsar demônios.

5 – JESUS FOI UNGIDO PELO ESPÍRITO SANTO.

“O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor.” (Lc 4.18,19). Isso significa que Jesus vivia sob a unção, a direção e o governo do Espírito Santo.

Nós temos que nos render ao governo do Espírito Santo diariamente, isso significa, deixar Ele governar todas as áreas de nossa vida.  Jesus expulsava demônios, libertava os cativos e curava as pessoas pelo poder do Espírito Santo.

“Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.” (At 10.38)

“Se, porém, eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós.” (Mt 12.28)

O ensino, as pregações, os milagres que Jesus fazia às pessoas era pelo poder do Espírito Santo.

Não pode ser diferente conosco, o nosso ensino, a nossa pregação, a nossa ministração precisa ser pelo poder do Espírito Santo. Jesus é o Messias – O Ungido de Deus.

A mesma unção do Espírito Santo que Deus o Pai deu a Jesus, repousa também sobre nós para darmos continuidade a missão que Jesus começou. A unção do Espírito Santo que Jesus recebeu do Pai, Ele transferiu para nós os seus discípulos. (João 20.21,22)

Nós temos a unção do Espírito Santo. “Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou.” (1 Jo 2.27)

6 – JESUS FOI À CRUZ PELO ESPÍRITO SANTO.

Aprendemos com Jesus que temos que obedecer ao Espírito Santo mesmo nos momentos mais difíceis de nossa vida.

Jesus foi ressuscitado dentre os mortos pelo Espírito Santo. (Rm.8.11)

O mesmo poder do Espírito Santo que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, traz a vida de Deus aos nossos corpos mortais.

7 – JESUS ENSINOU AOS SEUS DISCÍPULOS PELO ESPÍRITO SANTO.

“Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas.” (Atos 1.1,2). A pregação e o ensino de Jesus eram feitos através da unção e inspiração do Espírito Santo.

Nós só seremos bem-sucedidos no exercício do ministério se imitarmos o Senhor Jesus.

“Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.” (Jo 13.15)

A nossa palavra e a nossa pregação tem que ser a demonstração do Espírito e poder de Deus. “A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus.” (1Co 2.4,5)

8 – JESUS É QUEM NOS BATIZA COM O ESPÍRITO SANTO.

João Batista profetizou que Jesus nos batizaria com o Espírito Santo e com fogo. Quando João Batista viu o Espírito Santo pousar sobre Jesus e permanecer, ele declarou: “Ele é que batiza com o Espírito Santo.” (Mt 3.11)

“Eu não o conhecia; aquele, porém, que me enviou a batizar com água me disse: Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo. Pois eu, de fato, vi e tenho testificado que ele é o Filho de Deus.” (Jo 1.33,34)

Jesus prometeu nos batizar com o Espírito Santo. Jesus confirma a pregação do evangelho batizando as pessoas com o Espírito Santo. “Quando, porém, comecei a falar, caiu o Espírito Santo sobre eles, como também sobre nós, no princípio. Então, me lembrei da palavra do Senhor, quando disse: João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo.” (At 11.15,16) e (At 1.5)

9 – JESUS SUBIU AO CÉU E ENVIOU O ESPÍRITO SANTO.

Jesus prometeu que o Espírito Santo estaria conosco sempre. (Jo 14.16-18)

Dez dias depois de Jesus subir ao céu, Ele enviou o Espírito Santo sobre os seus discípulos. (At 2.1-4)

Para garantir a continuidade da Sua missão na terra, Jesus enviou o Espírito Santo sobre os seus discípulos; antes de enviar a igreja para evangelizar o mundo, Jesus enviou o Espírito Santo para dentro da igreja.

10 – JESUS MULTIPLICA OS SEUS DISCÍPULOS PELO ESPÍRITO SANTO.

“Naqueles dias Pedro levantou-se entre os irmãos, um grupo de cerca de cento e vinte pessoas.” (Atos 1.15)

“Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas.” (At 2.41) “Mas muitos dos que tinham ouvido a mensagem creram, chegando o número dos homens que creram a perto de cinco mil.” (At 4.4) “Crescia a palavra de Deus, e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé.” (At 6.7) A multiplicação de discípulos só pode ser feita com qualidade pelo poder, unção e o mover do maravilhoso Espírito Santo de Deus.

CONCLUSÃO

Jesus o Filho de Deus, foi o homem mais cheio, mais obediente, mais dependente e mais submisso ao Espírito Santo que já pisou nesta terra; no relacionamento de Jesus com o Espírito Santo, nós aprendemos e nos inspiramos como ter uma vida movida pelo Espírito Santo. Você está vivendo no Espírito, sendo governado e guiado por Ele?

Se Jesus o Filho de Deus precisou do Espírito Santo para exercer o seu ministério na terra, por que você acha que pode fazer sozinho? Renda-se completamente ao Espírito Santo; consagre seu corpo, a sua alma, o seu espírito, toda a sua vida ao Espírito Santo. Deus o Pai, o Filho e o Espírito Santo são um; você pode ser um com o Espírito Santo.

“Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com Ele.” (1 Corintios 6.17)

A igreja sem o Espírito Santo está morta, como um defunto maquiado. Hoje, eu profetizo sobre você uma vida na plenitude do Espírito Santo. A grande recomendação de Jesus é: “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.” (Apoc. 2.7)

COMUNICADOS:

20 a 21 de abril – CONFERÊNCIA MULHERES – ALINHAMENTO –  Preletoras: Dorilene Mclaryea, Andrea Huber e Rosangela Silva – Inscreva-se ww.pibmarilia.com.br ou no final dos cultos.

08 de abril – BATISMO – Prepare sua célula para este dia. Vamos fazer uma grande festa!

06 a 08 de abril NOVA DATA – FACE A FACE PARA HOMENS – Inscrições na secretaria da igreja.