Menu

Culto Online

A Escolha do Perdão // Celebração // Pr Domingos Jardim

Perguntas para cada membro da célula responder

  1. Você estava presente no culto de celebração no domingo?
  2. Você estava presente no TADEL ontem?
  3. Quem é o seu discipulador? Que dia e hora vocês se encontram?
  4. Quem são seus discípulos? Que dia e hora você os encontra?
  5. Quem são seus GE’s? Que dia e hora você os encontra?A ESCOLHA DO PERDÃO (Mateus 18.21-35)

    “Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? Jesus respondeu: Eu lhe digo: não até sete, mas até setenta vezes sete.” (Mateus 18.21,22)

    O perdão é um catalisador que cria o ambiente necessário para uma nova partida, para um reinício. (Rev. Martin Luther King)

    “Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.” (Efésios 4:32) “Disse Jesus: “Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia. Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.” (Mt 5:7,9)

    A escolha do perdão, é a escolha da libertação.

    INTRODUÇÃO: A maioria das pessoas tem problemas de relacionamentos quebrados ou interrompidos que precisam ser restaurados… Nós, instintivamente construímos muros para nos proteger de pessoas, com as quais nos magoamos e de relacionamentos conturbados, com os quais não queremos lidar…

    Jesus disse que os seus discípulos seriam conhecidos pelo amor. (Jo 13.34,35)

    Nosso objetivo como igreja família é: “Eu avalio todos os meus relacionamentos, perdoo todos os que me feriram, e faço a reparação pelas feridas que causei, exceto nos casos em que isso viria a feri-los ou ferir

    a outros ainda mais.”

    Perdão – uma palavra forte, porém, necessária. Não é fácil perdoar, dependendo da situação, porém, perdoar

    é um mandamento do Senhor para as nossas vidas. Você vai precisar perdoar, porque você vai precisar do perdão das pessoas. Em especial, como cristãos, temos uma ordenança divina para o perdão e um grande motivo, fomos perdoados pelo Senhor e viveremos a eternidade com Ele, precisamos do perdão de Jesus hoje e sempre.

    1 – APRENDENDO A PERDOAR NO PADRÃO DO CÉU.

    Não existem fórmulas mágicas ou soluções instantâneas para que perdoemos o nosso próximo, mas existem princípios bíblicos que devem ser obedecidos… Pratique o perdão como você foi perdoado por Jesus; exerça

    o perdão em sua vida, família e com as demais pessoas.

    O padrão como Deus perdoa: A razão principal para perdoarmos é termos a consciência e crermos na forma como Deus nos perdoou em Cristo.

    . Deus perdoa IMEDIATAMENTE: Deus está mais disposto a nos perdoar, do que nós em pedir-lhe perdão; isso é totalmente diferente do perdão humano. “Mas tu és um Deus perdoador, um Deus bondoso e misericordioso, muito paciente e cheio de amor.” (Neemias 9:17) “Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele perdoará de bom grado.” (Isaías 55:7)

    . Deus perdoa COMPLETAMENTE: Mediante arrependimento sincero e honesto, confissão e pedido de perdão, tudo é perdoado. (1 João 1.7,9) Uma vez tendo pago uma conta, você esquece dela… Nenhuma pessoa normal, coleciona recibo de contas pagas… Deus perdoa todos os nossos pecados desde que haja arrependimento da nossa parte, a confissão e o pedido de perdão a Ele; fazemos isso pela fé no sacrifício de Jesus Cristo na cruz, onde Ele declarou: “Completamente pago!” “Tendo-o provado, Jesus disse: “Está consumado!” Com isso, curvou a cabeça e entregou o espírito.” (João 19:30) “Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz, e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.” (Col. 2:13-15) (Jeremias 31:34)

    . Deus perdoa REPETIDAMENTE: Você alguma vez já cometeu o mesmo pecado mais de uma vez? Creio que sim. Infelizmente devido a nossa natureza caída, nosso espírito ainda habita em um corpo carnal, e a nossa carne nunca melhora… Existe somente uma saída crer e agir como está escrito na Bíblia. (1 Jo 1.9)

    Você não tem que esperar ser perfeito antes de pedir perdão. (Isaias 43.25)

    O perdão não cuida das coisas futuras, ele apenas limpa o pecado passado. Mantenha de forma constante e transparente a prestação de contas para com o Senhor nosso Deus. O padrão do perdão de Deus para nós, é perdoar 70 x 7; ou seja, ilimitado…

    . Deus perdoa GRATUITAMENTE: O perdão de Deus é gratuito para todos nós. “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.” (Efésios 2.8,9) “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” (1 João 1.7)

    O fato, do Senhor nos perdoar de graça, não significa que não custou nada para Ele, pelo contrário custou tudo. O seu sacrifício de seu Filho na cruz do calvário. Deus te perdoa AGORA, TUDO, SEMPRE e de GRAÇA.

    “A vingança nos torna igual ao ofensor; o perdão nos torna superiores a ele.” (Francis Bacon)

    O perdão é uma condição fundamental para o seu tratamento, libertação e cura. Ninguém ficará plenamente curado na sua alma, mente, coração e físico, enquanto não escolher perdoar a todas as pessoas que o feriram… Quando você não perdoa, você está demonstrando que ainda está doente… Jesus colocou-se acima da dor física, da vergonha, da rejeição e nos perdoou do alto da Cruz. “Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem…” (Lucas 23.34)

    Perdão não é sentimento, é decisão de obedecer a Deus e praticar a sua Palavra. O padrão de Deus para o perdão, é que a parte ofendida deve procurar o ofensor e oferecer-lhe o perdão.

    2 – A NOSSA RESPOSTA AO CHAMADO DE DEUS AO PERDÃO.

    Sempre enfrentaremos problemas de relacionamentos.“Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: ‘Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim?” (Mt. 18. 21)

    Sempre seremos chamados à prática do perdão. “Até sete vezes? Jesus respondeu: Eu lhe digo: não até sete, mas até setenta vezes sete.” (Mt. 18. 21,22)

    O ensino de Jesus sobre a prática do perdão. (Mt 18.23-35)

    . Receba o perdão de Deus pessoalmente. Admita, confesse, confie, Deus é fiel para te perdoar todos  os teus pecados e te purificar de todas as tuas iniqüidades. “Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.” (Isaias 1.18) “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 João 1.9)

    . Busque o perdão das pessoas que você ofendeu. “Façam todo o possível para viver em paz com todos.” (Romanos12:18) “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.“ (Tg 5.16) Perdoe as pessoas que te ofenderam…

    Ex: Estevan perdoou os seus assassinos… (Atos 7.59,60)

    Jesus concluiu dizendo que se não perdoarmos quem nos ofendeu, não seremos perdoados. (Mateus 18.35)

    Se você quer ser um imitador de Cristo, perdoe, viva o padrão do céu na terra, alinhado com o coração perdoador do nosso Pai celestial. O perdão restaura os relacionamentos quebrados, restaura a família, promove a paz, a unidade e a benção. Ex: José, perdoando os seus irmãos que o haviam vendido para o Egito… (Gn 45.1-15). José foi muito além do perdão, trouxe os seus irmãos para perto, deu-lhes a melhor terra e os sustentou com o melhor da terra.

    CONCLUSÃO: Você foi perdoado por Jesus, portanto você também pode perdoar, se você não perdoar você não receberá o perdão de Deus.(Mateus 6.14,15)  Perdoados e perdoadores são livres em Cristo Jesus. No ensino de Jesus, o servo que não perdoou não teve uma segunda chance para aprender a perdoar; ele foi lançado na prisão para ser atormentado. (Mt 18.23-34) Hoje você tem a chance de praticar a liberação do perdão que foi graciosamente dado pelo nosso piedoso Senhor e salvador, Jesus Cristo. Enquanto você não perdoar, estará doente e adoecendo os outros, preso e prendendo os outros; pessoas feridas ferem, pessoas curadas curam. Escolha perdoar como Deus te perdoou em Cristo.

    PIB INFORMA

    ONDE ESTÁ O TEU IRMÃO? Faremos nesse semestre uma grande campanha com dois objetivos de buscar as ovelhas perdidas e trazer de volta os que se afastaram das células e da igreja. Querido líder, a sua participação e de toda a sua célula é importantíssima. Contamos com vocês!

    ABRACE ESSA VISÃO! Esse é o tema da campanha para a instalação da estrutura metálica e telhado do prédio de cultos de nossa nova sede. Contamos com a sua oração e participação com fidelidade. Juntos somos melhores e mais fortes!

    CONFERÊNCIA OS SETE MILAGRES DA CRUZ 10 à 12 de novembro | Preletor Wilkin Van De Kamp

    OFICINA DO AMOR PARA CASAIS18 de novembro às 20h – Local Golden Palace | Preletores Helena Tannure e João Lúcio

    FACE A FACE PARA HOMENS – 24, 25 e 26 novembro – Inscrições na secretaria.

    CELEBRAÇÃO DAS CÉLULAS – 02 de dezembro às 19h – Ginásio Pedro Sola | Adquira seu convite.

    DEEP CONFERENCE 201810 a 13 de fevereiro | Inscrições no final dos cultos.