Menu

Culto Online

A ESCOLHA DO COMPROMETIMENTO | Pr. Helber Santos

Perguntas para cada membro da célula responder

  1. Você estava presente no culto de celebração no domingo?
  2. Você estava presente no TADEL ontem?
  3. Quem é o seu discipulador? Que dia e hora vocês se encontram?
  4. Quem são seus discípulos? Que dia e hora você os encontra?
  5. Quem são seus GE’s? Que dia e hora você os encontra?

A ESCOLHA DO COMPROMETIMENTO (Mateus 5:5)

INTRODUÇÃO: Como vai a sua vida? Sua doença emocional e espiritual pode está diretamente ligada

a sua falta de comprometimento. Hoje é dia de reavaliar! “Agora, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Vejam aonde os seus caminhos os levaram.” (Ageu 1:5)

Querido irmão, quantos de vocês tem: Uma casa para morar? Comida na geladeira? Roupas no armário?

Se a sua resposta for positiva para estas três perguntas, você é mais rico que 75% da população mundial. Se você tem algum dinheiro no banco, e um pouco na carteira; você está entre os 8% mais ricos do mundo, ou seja,

92% da população do mundo vivem com menos que você. Se você nunca experimentou o perigo de uma guerra, a solidão de um cativeiro, a agonia da tortura ou a dor da fome, está a frente de 500 milhões de outras pessoas no mundo!

Se frequenta uma igreja sem medo de ser importunado, preso, torturado ou morto, é mais abençoado do que 3 bilhões de pessoas no mundo. Saber disso não deve criar em você um sentimento de culpa, mas de gratidão a Deus por Ele ter lhe permitido essa situação privilegiada, mas é preciso se sentir incomodado… A culpa deve ser a de ignorarmos os homens, mulheres e crianças deste mundo, que não tem o que temos. Gastar a maior parte de nosso tempo, dinheiro e recursos, apenas conosco mesmo e com a nossa família, é egoísmo e até pecado. Pare de lutar para se auto defender, auto satisfazer; decida comprometer-se com Deus e seu Reino.

Escolher comprometer-se, é escolher a Cura. Quando você escolhe comprometer-se com Deus, basicamente está decidindo duas questões fundamentais de sua fé em Jesus.

A CONFIANÇA EM QUEM VOCÊ CRÊ. “Pois o SENHOR vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor

dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível.” (Deuteronômio 10:17)

A CONFIANÇA EM QUEM VOCÊ PERTENCE. “Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus.” (Efésios 2:19)

CONSCIENTEMENTE E LIVREMENTE VOCÊ ESCOLHE COMPROMETER:

TODA A SUA VIDA E VONTADE A JESUS. “Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a

tudo o que possui não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14:33)

TODO CONTROLE E CUIDADO A CRISTO. “Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.” (Mateus 11:29)

Para viver a sua cura plena, você deve assumir o compromisso com Cristo; conscientemente entregue toda a

sua vida e vontade aos cuidados e controle de Cristo.

“Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra.” (Sl46:10)

DECIDIR COMPROMETER-SE COMPLETAMENTE COM CRISTO IMPLICA EM:

 

  • ABRIR MÃO DO ORGULHO PESSOAL

“Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, este a salvará” (Lucas 9:24) “Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: Se alguém quiser seguir-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará. Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderia dar em troca de sua alma?” (Mc 8.34-37)

“Tomar a cruz de Cristo” é uma atitude de obediência radical a Deus, em que você, por vontade própria, aceita qualquer consequência por amor a Jesus. É concordar com Deus que o caminho dele é infinitamente

o melhor, e em qualquer situação, escolher a obediência a Ele é o seu dever. Esse “morrer” para a própria vontade e para o egocentrismo não acontece facilmente dentro de nós… São necessários anos de prática, e o processo abrange os maiores e menores detalhes de nossa vida. Todos os dias, por meio de circunstâncias que cruzam o nosso caminho, Deus nos concede oportunidades para tomarmos a nossa cruz e morrermos para nós mesmos.

  • ACEITAR A PERSPECTIVA DO AGIR DE DEUS

“Provem e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia!” (Salmo 34:8)

A maneira de Deus fazer as coisas pode não ser claramente entendida num primeiro momento, mas confiar nEle

sempre revelará que, o que Ele fez, está fazendo e fará, será sempre o melhor para a sua vida.

 

 

  • ENCARAR O MAL DA MINHA PRÓPRIA CARNE

“O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?” (Jeremias 17:9) “Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Rm 3:23)A nossa carne nunca melhora.” (Carlos McCord)

“Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte.” (Tg 1:14-15)

A verdade é que todos os dias nós estamos a um passo da queda. Nos escandalizamos com os políticos, com os desonestos, com os exploradores, mas não devemos nos esquecer que pecado não tem tamanho… O coração quebrantado é o que atrai o favor de Deus; o espírito altivo, o orgulho, geram resistência a Deus .

 

  • TOMAR POSIÇÃO DE GUERREIRO DE ORAÇÃO

“Bendito seja o SENHOR, a minha Rocha, que treina as minhas mãos para a guerra e os meus pés para a batalha.” (Salmo 144:1) “Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, mas o SENHOR é que dá a vitória.” (Provérbios 21: 31) “Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz. Porque aquilo que eles fazem em oculto, até mencionar é vergonhoso. Mas, tudo que é exposto pela luz torna-se visível, pois a luz torna visíveis todas as coisas” (Efésios 5:11-13) Chega uma hora em que temos que nos posicionar, “descer do muro.” (Mateus 12.30)

 

  • COMPROMISSO DE SERVIÇO COM A IGREJA LOCAL

“Por onde forem, preguem esta mensagem: O Reino dos céus está próximo. Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça; deem também de graça.” (Mateus 10:7-8)

“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.” (Mateus 28:19-20)

 

  • EXERCER O DOM DA PRESENÇA

“A virgem ficará grávida e dará a luz um filho, e lhe chamarão Emanuel, que significa Deus conosco.” (Mateus 1:23) “Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos.“ (Mateus 28.20)

“Oferecera si mesmo…” é a melhor dádiva para ajudar o seu próximo.

“Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram.” (Romanos 12:15)

Estar perto, ao lado dos que precisam faz muita diferença, pode curar você e curar muitas pessoas.

 

  • FAZER O COMPROMISSO DE EMPATIA COM A DOR DO OUTRO

“Quero conhecer Cristo, o poder da sua ressurreição e a participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte.” (Filipenses 3:10)

 

  • FALAR MENOS E COMEÇAR A AGIR

“Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.” (1 João 3:18)

É preciso ir até onde as pessoas estão, ver o que está acontecendo. Chorar com os que choram. Deus escolheu a igreja! Deus não propôs outra coisa, outro alguém, outra alternativa. Células, discipulado um a um, ganhar a cidade para Cristo é a nossa missão.

 

CONCLUSÃO: A igreja local é a esperança do mundo.” (Bill Hilbels) Isso tem a ver diretamente com você.

“Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.” (Gálatas 2:20)

 

PIB INFORMA

ONDE ESTÁ O TEU IRMÃO? Faremos nesse semestre uma grande campanha com dois objetivos de buscar as ovelhas perdidas e trazer de volta os que se afastaram das células e da igreja. Querido líder, a sua participação e de toda a sua célula é importantíssima. Contamos com vocês!

ABRACE ESSA VISÃO! Esse é o tema da campanha para a instalação da estrutura metálica e telhado do prédio de cultos de nossa nova sede. Contamos com a sua oração e participação com fidelidade. Juntos somos melhores e mais fortes!

HOMENS COM PROPOSITO: 26 de outubro às 20h – R. Goias Nº 17 | TEMA: DESAMARRANDO O VALENTE – Preletor: Sebastião Donizeti Pereira – Entrada franca

QUILO DO AMOR: 07 de novembro – Mobilize sua célula para esta celebração, abençoando familias!

CELEBRAÇÃO DAS CÉLULAS – 02 de dezembro às 19h – Ginásio Pedro Sola | Adquira seu convite.

DEEP CONFERENCE 2018 – 10 a 13 de fevereiro | Inscrições no final dos cultos.