Menu

Culto Online

DISCERNINDO O TEMPO | PR. DOMINGOS JARDIM

Perguntas para cada membro da célula responder
1. Você estava presente no culto de celebração no domingo?
2. Você estava presente no TADEL ontem?
3. Quem é o seu discipulador? Que dia e hora vocês se encontram?
4. Quem são seus discípulos? Que dia e hora você os encontra?
5. Quem são seus GE’s? Que dia e hora você os encontra?

DISCERNINDO O TEMPO (ISAÍAS 21.11,12)

Introdução: O cristianismo ocidental tornou-se capitalista, humanista, materialista e perdeu de vista a razão da nossa esperança – a segunda vinda de Cristo.

Que horas estamos na história da humanidade? Você sabe que horas são no relógio de Deus? Você sabe quanto tempo ainda temos? Estamos perto do fim da história da humanidade, perto do fim de toda maldade, perto do fim da existência do mal, perto do arrebatamento da igreja do Senhor Jesus.

Possivelmente somos a última geração da igreja Jesus na terra, e isso, significa um grande privilégio, porque não passaremos pela morte, seremos arrebatados e subiremos ao encontro do Senhor; essa possibilidade do arrebatamento em nossa geração traz uma grande responsabilidade, que é sabermos discernir o tempo, para estarmos preparados para a volta de Jesus. Os sinais da segunda vinda de Cristo estão se cumprindo em muitos lugares, o problema é que nós assistimos tudo pelos telejornais e achamos normal, no entanto, Deus quer que vivamos com sabedoria, discernindo o tempo, e, nos preparando para a volta iminente do Senhor Jesus Cristo.

 

1 –  COMO FILHOS DE DEUS NÓS DEVEMOS VIVER COM SABEDORIA (SALMO 90.12)

Administrar bem o tempo que ainda temos é muito importante para nos prepararmos para nos encontrar com o Senhor nosso Deus.

A Bíblia diz que os filhos de Issacar, eram conhecedores do tempo para saberem o que Israel deveria fazer.

Os filhos de Issacar, conhecedores da época, para saberem o que Israel devia fazer, duzentos chefes e todos os seus irmãos sob suas ordens.” (1 Crônicas 12.32)

Como líderes na igreja do Senhor, nós temos o dever de saber o tempo que estamos vivendo, e assim, preparar a igreja como uma noiva ataviada para o seu noivo, o Senhor Jesus Cristo.

Exemplo: Daniel, lendo a Bíblia, no livro do profeta Jeremias, ele entendeu que os anos de cativeiro do povo de Israel haviam terminado… (Daniel 9.2)

Somos exortados a viver como sábios, aproveitando bem cada oportunidade porque os dias são maus.

“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus.” (Efésios 5.15,16)

O apóstolo João nos exorta a nos prepararmos para o tempo do fim, dizendo que no relógio de Deus, a última hora já começou há muito tempo. (1 João 2.18)

Os céticos podem dizer: “Já se passaram dois mil anos, então, porque Jesus ainda não voltou? (2 Pedro 3.8)

Você sabe que horas são no relógio de Deus?

Você sabe quanto tempo ainda nos resta aqui na terra?

Deus se revela àqueles que o amam e que vivem em profunda comunhão com o Espírito Santo; antes de fazer qualquer coisa, Ele fala com os seus profetas. Certamente, o SENHOR Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas.” (Amós 3.7)

Se você precisa de sabedoria, peça com fé a Deus e você receberá. (Tiago 1.5)

Exemplo: Salomão pediu sabedoria a Deus, e o Senhor lhe deu… (1 Reis 3.5-12)

Ser sábio é viver para a eternidade, porque a nossa verdadeira pátria é o céu.

“Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.” (Fil. 3.20)

 

2 – O sábio sabe discernir o tempo e o modo. (Eclesiastes 8.5,6)

O Coração do sábio conhece o tempo, o que fazer  e o modo de agir. Os patriarcas sabiam o tempo de sua morte.

Ex: Jacó, antes de morrer, ele chamou os seus doze filhos os abençoou e profetizou sobre cada um deles… (Gênesis 49.1-33; Apoc. 5.5)

Ex: O Espírito Santo de Deus revelou ao profeta Elias o dia do seu arrebatamento. O profeta Elias, sabia o dia do seu arrebatamento ao céu, e muitos outros profetas do Senhor também receberam a revelação do arrebatamento de Elias.
(2 Reis 2.1-11).

O arrebatamento do profeta Elias ao céu foi assistido por cinquenta e um homens, isso, me base para crê no arrebatamento visível da igreja de Jesus…

Ex: Os magos do oriente discerniram o tempo do nascimento de Jesus, e por isso, fizeram uma longa viagem até Belém, para adorá-lo e oferecer as suas ofertas; eles viram um sinal nos céus, uma estrela… (Mt 2.1-11). Os escribas, os fariseus religiosos que tinham a Bíblia na mão, mas não tinham revelação, não perceberam o tempo da vinda de Jesus…

Abra bem os seus olhos e olhe ao seu redor e veja os sinais iminentes da segunda vinda de Cristo…

Ex: Simeão, pelo Espírito Santo, recebeu a revelação de que não morreria antes de ver Jesus e pegá-lo em seu colo…

Os líderes judeus não discerniram o tempo do nascimento de Jesus, nem o tempo do ministério de Jesus, por isso, não o receberam.  “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.” (João 1.11)

Os apóstolos sabiam o tempo de sua morte.

Ex: O apóstolo Paulo…(2 Timóteo 4.6)            Ex: O apóstolo Pedro…(2 Pedro 1.14).

Ninguém jamais poderá saber o dia do arrebatamento da igreja e da volta de Jesus; mas nós podemos ler a Bíblia, ver os sinais, ouvir o Espírito Santo e saber que Jesus voltará a qualquer momento.

 

3 – O arrebatamento da igreja acontecerá em breve

O sábio prepara-se para encontrar-se com o Senhor Deus.

Os verdadeiros discípulos preparam-se com alegria para a volta de Jesus, mantendo sempre as suas vestes alvas, as sua lâmpadas acesas e óleo na botija.

Exemplo: A parábola das dez virgens, cinco delas eram prudentes e cinco insensatas… (Mateus 25.1-13)

As dez sabiam que o noivo viria a qualquer momento, mas somente cinco estavam preparadas.

Quem deu o grito? “Eis o noivo, saiam ao seu encontro!”

  1. Alguém que estava acordado; alguém que sabe discernir o tempo e o modo.

Hoje eu estou te avisando: “Eis o noivo!” Jesus está voltando a qualquer momento, prepare-se.

Nos quarenta anos que o povo de Israel passou no deserto, sempre que eles montavam acampamento, quando era para sair e caminhar, tocavam-se as trombetas, porem, quando a última trombeta era tocada, todos tinham que marchar, isso, é um sinal para a igreja de Jesus… (Números 10.1-10)

O arrebatamento da igreja de Jesus acontecerá ao ressoar da última trombeta. (1 Cor. 15.50-54) ( 1 Ts 4.13-17).

Jesus Cristo voltará em breve para buscar a sua amada igreja. A Bíblia diz que todos os habitantes da terra verão a segunda vinda de Cristo, Ele descendo do céu com poder e grande glória.

“Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem.” (Mateus 24.27)

“Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória.” (Mateus 24.30)

“Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!” (Apocalipse 1.7) Você está preparado?

 

Conclusão

O tempo de entrar pela porta da graça de Deus é agora. E alguém lhe perguntou: Senhor, são poucos os que são salvos? Respondeu-lhes: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão. Quando o dono da casa se tiver levantado e fechado a porta, e vós, do lado de fora, começardes a bater, dizendo: Senhor, abre-nos a porta, ele vos responderá: Não sei donde sois.” (Lucas 13.23-25)

Viva para a eternidade, com os pés na terra e coração no céu.

A verdadeira igreja, que se move pelo Espírito Santo, clama pela volta de Jesus.

O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.” (Apoc. 22.17)

Administre com sabedoria o seu tempo, viva para a eternidade.

Saiba que como igreja de Jesus, nós estamos vivendo os últimos tempos nesta terra, por isso, temos que orar e vigiar.

Maranata! Ora vem Senhor Jesus!

 

COMUNICADOS:

24 de Março – MULHERES COM PROPÓSITOS – Jennifer Silveira – Rua Goiás, 17, às 15hs.

31 de Março – CLASSE DE MEMBRESIA – Rua Nove de Julho, 1539, às 15h.

06 a 08 de Abril – NOVA DATA – FACE A FACE PARA HOMENS: Inscrições na secretaria da igreja.

04 a 06 de Maio – FACE A FACE PARA RAPAZES: Inscrições na secretaria da igreja.